segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sem rótulos, apenas um desabafo!

Hoje vou compartilhar uma experiência nova que tive no fim de semana. Alguns me acharão uma tonta, outros irão me entender, outros não sei.... O post vai ficar meio grande, desculpem, mas vou ter que contar tudo!
Estava eu em minha sexta a noite, rumo ao Rosas de Ouro, encontrar com amigos, sambar, dar risada. Quando o telefone de uma amiga que estava no carro toca e ela diz: tenho vip pra mulher na Lotus e homem é 80 reais!
Meu mundo começa a mudar já! Decidimos os três irmos, o menino pagaria 40, eu e minha amiga dividiríamos os outros 40, 20 cada uma. Pensei comigo: com 20 reais tomo umas 3 cervejas. Volto pra casa e me fantasio, até gostei dessa parte, é legal se arrumar. Vamos em direção a essa balada, que eu já ouvi muito falar, dizem que é ótima, só gente bonita. Eu quero mais é me divertir, seja lá onde for!
Chegamos, e na primeira revista meu amigo é barrado por portar um Sorine no bolso. Deixa o Sorine né, afinal, o que são 10 reais pra qualquer um da fila?! Sobe elevador, mais uma fila, pego a comanda, entro....
Um lugar pequeno, onde todos se enxergam, bonito, com pessoas MUITO bonitas! O som não me agrada muito, mas....
Vou ao bar e pergunto: qual cerveja tem e quanto é?
Barman: Longneck Primus, 14 reais! Facada no pulmão parte I
Eu: Caipirinha?
Ele: 28 reais Outro pulmão morto
Eu: Vodka e energético?
Ele: Vodka 18, energético 15
Essa hora eu já estava quase caída no chão, e o barman vira e fala: fecha uma vodka com seus amigos, 400 reais!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pensei o seguinte: vou dançar! E fui! Dancei bastante, para esquecer aquilo que foi me dito no bar! Até consegui, porque a luz strobo me deixou maluca (quem me conhece sabe que não fico 5 minutos perto dela, eu fiquei a noite toda!). Dei risada com meus amigos, com pessoas que conheci. Percebi que realmente existem pessoas lindas e com disposição para ficar 3 horas se arrumando, e percebi que tem gente que tem menos idade que eu, não trabalha ainda e PODE beber e comer a noite toda nesse lugar.
Vamos pagar? Vamos! Minha comanda passa, e não tem nada, minha amiga também. Meu amigo perdeu a noção um pouco, e digo um pouco porque quando vi a menina do lado passando a dela e a caixa dizendo: 720 reais, vi que 80 não era nada! A do outro lado diz: 900 reais!
Saio, boba, vou ao encontro dos meus amigos que estavam no Rosas de Ouro, e eles me dizem que viram Leci Brandão por 10 reais e tomaram cerveja a noite toda!
Pausa para reflexão:
-Uma cerveja no supermercado custa 1 real; 10 limões, 1 real; uma vodka, 15 reais
-Se eu passar 2 meses em casa, sem gastar nada, não ajudar nas contas, não comer no trabalho, não comer na faculdade, eu posso ir nesse lugar e gastar 900 reais.
-Cobrar 400 reais por algo que custa 15, é ganhar 2.600% em cima de você.
Pausa para a reflexão 2: Imagino que você chegue nesse lugar, a pessoa olha pra você e diz: olha, vou assaltar você na cara dura, beleza? E você responde: Ok, vamos lá!
Me pergunto: por quê? Uma pessoa que coloca a arma na sua cara e pede seu relógio não é mais digna do que essa que estupra seu bolso sem pudores? Por que o ladrão você denuncia, e essa pessoa você além de não falar nada, pede para ela te roubar? Status? Você realmente tem tudo isso pra gastar? Você se diverte mais ali do que o cara vendo Leci Brandão num lugar simples?
São tantas perguntas, tantas indagações, e tenho apenas uma resposta: Existe um mundo mágico dentro dessa nossa realidade, e esse mundo não é nem de longe melhor que o nosso! Por que? Porque é bom sonhar, mas ter os pés no chão e enxergar a realidade é preciso! Ou não?
Posto minha experiência tentando estar desprovida de qualquer rótulo e preconceito. O que você achou da minha descoberta? Fique a vontade para QUALQUER comentário! Sem fotos por hoje!

18 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! De longe foi um post e tanto Mel! Achei ótimo.
E lendo, percebi que eu já me deparei com situações semelhantes muitas vezes e me pergunto as mesmas coisas!!
Como pode um lugar explorar tanto as pessoas, e a pior parte é que nós 'escolhemos' pagar pra entrar nesse tipo de balada. Com 900 reais faço uma viagem de navio, na qual poderia aproveitar muito mais que algumas horas. Com 900 reais muita gente poderia comer, mas ok, como eu já disse num comentário, ninguém vê dessa forma.
Penso que esse tal de status funciona para pessoas que não têm absolutamente nada na cabeça. Afinal, quem opta por pagar tanto por uma simples cerveja? Será que o 'bar da esquina' não pode proporcionar uma diversão tão boa, ou até melhor? Quantas vezes saímos com os nossos amigos pra lugares inusitados, butecos e a diversão sempre está garantida? Até que ponto precisamos desse tal status?
Questões complicadas Mel.
Parabéns pelo post!

Unknown disse...

A questão não sei se é ser mais digna ou não... Mas, certamente, a pessoa que aponta a arma é BEM mais COVARDE... O preço só é cobrado pq tem quem pague, né?

Acho também um "roubo" esses preços. Mas COM as aspas.

Anônimo disse...

Mel, vc foi mto simpática dizendo que é só um desabafo, sem rótulos...eu coloco rótulo sim: as pessoas que frequentam esse lugar e gastam quase 3 salários mínimos numa noitada não sabem (ou ignoram) a realidade do mundo, país e cidade que vivem! Elas teriam que trabalhar MTO para dar valor ao dinheiro que elas têm! Como eu valorizo o pouco que tenho, prefiro 1000 vezes Leci Brandão por 10 conto!
Bjo!
Tai.

Anônimo disse...

A partir dessa experiência, mel, dois problemas aparecem: quem paga por isso e que cobra por isso. Na minha opinião ambos são imbecis. Sem noção!! Não dão valor às coisas da vida... não digo valor financeiro!!! é muito mais profundo do que isso! Acho que quem gasta 900 reais com uma balada não sabe de nada da vida a não ser dinheiro! Mas, quer saber, problema deles, não faço questão nenhuma de conviver com tais pessoas. Nõ preciso ir para a Lotus par ser feliz! Mto legal o post mel!!!
bjos

Anônimo disse...

É por essas e por outras que estamos do jeito que estamos. Essas pessoas que possuem esse poder aquisitivo com toda a certeza tiveram em boas escolas, viajaram grande parte do mundo, ou seja possuem outras experiências. E se elas que conhecem outros povos (mesmo que ricos também) sabem da existência das sociedades menos abastadas, ou são completamente cegas pela luz do strobo da balada, ou realmente não querem ver pois o vidro filmado do carro importado blindado não deixa.

Anônimo disse...

o que que é issooooo....
to indignada.....
eu ja nao ia nessass baladas agora entao que eu nao vo mesmo....

a postagem ta mto boa.... adorei....
e realmente... existem tantas perguntas que nao tem respostas.... agora eu faco uma....

o que leva ua pessoa gastar 900 reais em uma balada enquanto tem um mundo real do lado de fora???..... nao entendo.....

mto bem colocada a opiniao.....

Unknown disse...

Esse é um assunto realmente delicado de se falar. Eu acho um roubo e nunca gastaria todo esse dinheiro em uma UNICA noite de balada!! Acho que as pessoas que tem condições de gastar tanto dinheiro com bebida deveriam pensar um pouco e gastar esse dinheiro com coisas mais uteis, ajudando o próximo, por exemplo.
Não sei dizer quem é o mais errado nessa história se é quem "rouba" ou quem paga...se não existissem pessoas tão mesquinhas com toda certeza não teria gente para roubar nessas situações!!
Nisso também entra aquela coisa: pagar 400,00 em uma única calça jeans; isso tambem não deixa de ser um roubo...mas tem gente q gosta de ser roubada!!
Se as pessoas nao se conscientizarem situações como essa NUNCA vão acabar!

Anônimo disse...

O que voce viveu é a realidade da nossa sociedade: uns podem muuuuuuiito e outros quase nada. Se existe uma ou diversas baladas que cobram este absurdo, é porque existem pessoas e, diversas também, que frequentam e pagam este preço.É o mundo que a maioria deles vive.É lógico que deve ter pessoas que trabalham o mês inteiro ou,as vezes , meses, para ir a esta ou outras baladas e ostentar.Mas devemos perceber a realidade e o mundo de cada um.Existem pessoas sim, muito ricas,e olha, não é tão minoria .É muito conflitante viver em um país, que diga-se de passagem, eu adooooooro, com tantas faces e diferenças.Sempre é bom saber que existe dois lados, para tudo .

Unknown disse...

esta é uma pequena amostra do modelo de modernidade que o Brasil escolheu, e o abismo entre as classes não para de crescer.

Anônimo disse...

eu sinceramente não consigo imaginar estar em um lugar desses e saber que vou ter que deixar R$ 900 e ter isso como diversão.
e acho que ninguém consegue...
é tudo questão de status. carão. tipinho....

na minha cabeça isso tudo é uma absurdo. um abuso. é viver em um mundo paralelo. alheio à tudo que acontece a sua volta...

não concordo de jeito nenhum... se fossemos capazes de mudar tudo que não concordamos, seria absolutamente incrível... mas.......

enfim cada um. cada um.

Fernando Hound disse...

Porra q bizarro isso mano, 900 reais numa noite eh oq eu devo gastar num ano de role!
E eu q reclamo q soh tenho 10 conto na carteira pra fazer role, imagina essa galera com 10 conto deve cortar os pulsos ahauahuahauahauahuahau

Qnto ao roubo eu acho q os caras só cobram isso pq os babacas se acham super fodas pagando caro por algo q custa MTO menos do que isso.

Bjaum Mel, curti mto o post

Unknown disse...

QUEM MENOS TEM É QUEM MAIS OFERECE

Anônimo disse...

Nossa mel. Sempre achei que esse lugar era caro mas não desse jeito.
Com certeza é um absurdo o lucro que eles tem em cima de cada pessoa que consome lá dentro!
Eu teria que trabalhar 3 meses pra ir lá e gastar 900 reais.
Mas a gente não pode considerar um roubo pois quem frequenta esses lugares sabe dos preços e concorda normalmente!
O pior é q isso é só uma amostra da diferença entre as classes sociais no país!
Mto bom o post mel!!
Parabens!

Anônimo disse...

Realmente � um absurdo numa s� noite uma pessoa chegar a gastar essa quantia! O que perguntei aos meus amigos que adoram a Lotus, nessa mesma noite foi: o que tem de diferente aqui? Pra que vir num lugar onde tudo � t�o caro? N�o me venha falar que � pelos amigos porque poder�amos todos ir a qualquer outro lugar. E a resposta que tive foi: ah, aqui � bonito, a m�sica � boa e � uma balada de nome n� por isso � caro poxa! Pronto, a� est� o motivo real: status! Apenas status. Tudo para virar no dia sgeuinte para uma outra pessoa e dizer: nossa, sabe onde fui? Na Lotus...E l� se vai o dinheiro dos pais que bancam toda essa rapaziada...
Pois �...esses s�o os jovens de hoje!

Unknown disse...

Melissa,
Achei um comentário e tanto...rs
Eu aprendi nesta vida, que quando visitamos pessoas ricas voltamos para casa reclamando que não temos absolutamente nada e quando visitamos os pobres, retornamos à nossa casa agradecendo a Deus tudo o que temos.
Senti na sua colocação, esses dois conceitos, mas acho que vale a pena ver o que é bom analisar o que realmente importa pra vcs jovens. O simples pode ser muito rico e trazer muitas coisas positivas.
Quanto a comparação de ser a "MESMA" coisa que ser assaltado, discordo de vc, no primeiro vc paga porque quer, no segundo simplesmente te tiram sem que vc permita.
Um grande abraço
Katia Di Giaimo

Anônimo disse...

Só para apimentar um pouco, há alguns dias saiu uma pesquisa do Datafolha dizendo que cerca de 60% dos brasileiros ganham até três salários mínimos, sendo que desses 60%, 35% ganham até dois...
Dá-lhe desigualdade social!!!!!!!!

Andrezza Duarte disse...

Olha melzoca...por muito tempo da minha vida eu vivi rodeada de pessoas como as que voce descreveu e em lugares exatamente como esse. por muito tempo eu fiz extravagancias (nada perto de 740 reais hahahaha, porem, extravagancias). Com o tempo, aprendi que a vida vai alem dessas sutilezas, dessas futilidades. as minhas "extravagancias noturnas" nunca passaram de 100 reais (prometo), mesmo prq, sempre dei valor ao dinehiro. Mas agora que ganho o meu salario, agora que percebo o quanto meus pais ralaram e o quanto é dificil ganhar o proprio dinheiro, nao tenho coragem de me dar ao luxo de gastar assim. E nao digo somente pelo dinheiro. Mas sim, pela preservação do meu amor proprio, da minha inteligencia. prq vc, assim como eu, está construindo sua carreira. Nao vamos assumir "negócios da família" ou ir na onda de conhecidos. Vamos conquistar o nosso lugar e fazer o nosso nome. Nós duas começamos do zero, duas estudantes de jornalismo em busca de um espaço no mercado. E eu tenho muito orgulho em dizer que você é uma amiga verdadeira. Voce torce por mim e fica ao meu lado. Eu torço por voce e jamais vou sair do seu lado. Juntas, vamos chegar longe...sem competição entre nós.
Voltando ao assunto do post: eu gosto de dizer que a culpa do trafico nao é dos traficantes, é dos idiotas que consomem a droga. A culpa do tráfico é quem o banca, quem investe nesta violencia, quem financia. Os traficantes somente fornecem prq tem demanda. E é como esses lugares, que metem a faca nos seus dois pulmões: a culpa nao é deles - a culpa é dos idiotas que nao dao o minimo valor para 740 reais. a culpa é de quem nao entende o que sao 740 reias (nem vou comentar sobre os R$900). A culpa é dos filhinhos de papai que financiam esse ROUBO. (ou dos pais deles, que nao lhes ensinaram porcaria nenhuma sobre ter os "pés no chão"... a culpa é de quem nao sabe que com 740 reais, uma familia pode comer por dois meses inteiros. Hehe, a culpa eh de quem AINDA não aprendeu que dinheiro nao aceita desaforo. Mas ai melzoca, infelizmente, é uma questao de valores. E quem sabe não sao os nossos valores que estao invertidos? Mas eu ainda acredito que não. Continue questionando, continue indagando pois precisamos de mais pessoas assim no mercado jornalistico - pessoas não conformadas. Te amo e parabens pelo trabalho!

Anônimo disse...

pois é mell... absurdos a parte... realmente ... vc perdeu a Leci e a bateria da Rosas de Ouro...hahaha;... foi mto bom!

mas falando sério... quem já não passou por isso um dia neh? o pior é ficar com essas indagações na cabeça e não abrir a boca pra falar nada... pq ... como sempre.. "o que vai mudar? vai adiantar?"... esse é o problema... se quem pode pagar por esse abuso o faz sem questionamento... quem não pode ... faz da mesma forma...

bjoooo mel

arrasou