Não é de hoje que os paulistanos são xenofóbicos – senão a maioria, grande parte deles. Porém, não há outra cidade que misture tanto os genes, de tantas etnias, como São Paulo. É só estar no centro da capital para perceber isso! Não há raça que não se encontre; não há aparência física que não seja comum; enfim, não existe rosto que não caiba em São Paulo.
Considerada a cidade de maior diversidade cultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo, São Paulo conta com 2,3 milhões de imigrantes vindos de todas as partes do globo. É a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha.
Está nas raízes da cidade ser multicultural e, é justamente por isso que é tão rica. O que seria dos paulistanos se não fossem os imigrantes? A mistura de raças, etnias e culturas se acentuou com o correr do tempo e marcou profundamente a vida cultural, social e econômica da cidade, transformando-a em a 19ª cidade mais rica do mundo!
Além disso, é a 34ª entre as cidades mais caras; a que tem a 2ª maior frota de helicópteros – atrás apenas de Nova Iorque; a cidade que tem o 5º maior zoológico; a que recebeu o título de “Capital Mundial da Gastronomia” de uma comissão formada por representantes de 43 nações; a que possui uma das 8 ruas mais luxuosas de compras do mundo (Rua Oscar Freire), dentre outras estatísticas.
O que se ganha com isso? Identidade!
Identidade que tem a cara de São Paulo e a cara do mundo!
Identidade que tem a cara de São Paulo e a cara do mundo!

E você, o que tem de São Paulo? E, o que São Paulo tem de você?
Foto: Radiobrás
2 comentários:
São Paulo antropofágica.
De São Paulo, fazendo um catadão BEM distante, eu tenho Polônia, Portugal, Índio, etc.. mais próximo, o que eu tenho de São Paulo mesmo é Alagoas.. huahuahua
De mim, São Paulo tem eu, uai!
Muito bom, Paty.
Já vi textos mais eloquentes, mas ta bom esse! Ahuahuahuahu, beijos querida!
essa é minha são paulo de tudo um pouco em são paulo se conhece um pouco do mundo
Postar um comentário