sexta-feira, 26 de outubro de 2007

São Paulo de todos, São Paulo de ninguém...

Não é de hoje que os paulistanos são xenofóbicos – senão a maioria, grande parte deles. Porém, não há outra cidade que misture tanto os genes, de tantas etnias, como São Paulo. É só estar no centro da capital para perceber isso! Não há raça que não se encontre; não há aparência física que não seja comum; enfim, não existe rosto que não caiba em São Paulo.

Considerada a cidade de maior diversidade cultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo, São Paulo conta com 2,3 milhões de imigrantes vindos de todas as partes do globo. É a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha.

Está nas raízes da cidade ser multicultural e, é justamente por isso que é tão rica. O que seria dos paulistanos se não fossem os imigrantes? A mistura de raças, etnias e culturas se acentuou com o correr do tempo e marcou profundamente a vida cultural, social e econômica da cidade, transformando-a em a 19ª cidade mais rica do mundo!

Além disso, é a 34ª entre as cidades mais caras; a que tem a 2ª maior frota de helicópteros – atrás apenas de Nova Iorque; a cidade que tem o 5º maior zoológico; a que recebeu o título de “Capital Mundial da Gastronomia” de uma comissão formada por representantes de 43 nações; a que possui uma das 8 ruas mais luxuosas de compras do mundo (Rua Oscar Freire), dentre outras estatísticas.


O que se ganha com isso? Identidade!
Identidade que tem a cara de São Paulo e a cara do mundo!




E você, o que tem de São Paulo? E, o que São Paulo tem de você?
Foto: Radiobrás

2 comentários:

Unknown disse...

São Paulo antropofágica.

De São Paulo, fazendo um catadão BEM distante, eu tenho Polônia, Portugal, Índio, etc.. mais próximo, o que eu tenho de São Paulo mesmo é Alagoas.. huahuahua

De mim, São Paulo tem eu, uai!


Muito bom, Paty.

Já vi textos mais eloquentes, mas ta bom esse! Ahuahuahuahu, beijos querida!

Anônimo disse...

essa é minha são paulo de tudo um pouco em são paulo se conhece um pouco do mundo