quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Nos cabe julgar?

“Uma operação policial na favela da Coréia, em Senador Camará (zona oeste do Rio), deixou 12 pessoas mortas nesta quarta-feira, segundo informações do governo do Estado. Entre os mortos estão uma criança de 4 anos e um policial civil. As outras vítimas seriam traficantes que entraram em confronto com a polícia”.
Fonte: Folha Online


Essas operações são comuns nas favelas de São Paulo e, principalmente, do Rio de Janeiro. Mas agora isso está em evidência na mídia e fora dela.


Participaram da operação quase 300 policiais, e de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, apenas onze pessoas foram presas. Mas, além disso, foram apreendidas várias armas (fuzis, granadas, pistolas e uma metralhadora), além de celulares, rádios, drogas e munição.


Como grande parte das operações, o objetivo era de prender os criminosos, traficantes e recolher as armas que chegam à favela. Porém, essas ações sempre deixam feridas e/ou mortas pessoas que não tem nada a ver com essa ‘briga’. Nesse caso, um menino de quatro anos foi atingido e morreu a caminho do hospital.


Aí está a diferença de ‘ação e reação’. Nesse caso a população não vai gritar pelo direito do menino da favela? Qual a diferença entre ele e os garotos de classe média ou alta? Creio que a diferença esteja no dia-a-dia! Isso acontece sempre, não é novidade pessoas morrendo diariamente nas favelas, seja pela mão de bandidos ou policiais.




- As áreas em torno das favelas do Rio tiveram um salto nas estatísticas sobre a violência em 2007.
- De acordo com o Instituto de Segurança Pública, foram 91 assassinatos e 111 mortes com alegação de resistência (mortos pelo corpo policial).
- Esses dados são baseados entre janeiro e agosto de 2007 e mostram que houve mais mortes nas ações policiais e não nas criminosas.
- As estatísticas sugerem o AUMENTO de homicídios no Estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Andrezza Duarte disse...

Oi meninasss!!!
Parabens pelo bloggggg!
Gostei do foco político! Está super bem escrito e percebo que estão dedicando bastante tempo à produção do U.M.!
Vou continuar acessando!! =))Dps entrem no meu! Beijaoo!