segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A procura da beleza perfeita! Ela existe?


Um pesquisa encomendada pela marca Unilever e feita pela StrategyOne, envolveu 3.200 mulheres, entre 18 e 64 anos de idade, de dez países (entrevistas realizadas entre fevereiro e março de 2004): EUA, Canadá, Inglaterra, Itália, França, Portugal, Holanda, Brasil, Argentina e Japão. Ela buscou identificar os componentes dos novos padrões de beleza, incluindo felicidade, relacionamento, autoconhecimento e cuidados pessoais.

Alguns dados interessantes:

2% das mulheres se descrevem como belas
59% acreditam que mulheres fisicamente atraentes são mais valorizadas pelos homem
68% concordam que a mídia utiliza padrões irreais e inatingíveis de beleza
76% dizem que a mídia retrata a beleza baseada mais na atratividade física do que na beleza
54% das brasileiras já considerou submeter-se a cirurgia plástica

Um ano após essa pesquisa, a Unilever encomendou para o Ibope, um outra coisa mil mulheres brasileiras. 57% das meninas entre 16 e 17 anos consideram a mulher “violão”, ou seja, com curvas, a que melhor representa a mulher brasileira, contra 39% para as mulheres entre 18 e 29 anos e 31% para as mulheres entre 30 e 48 anos. Apesar de 91% das mulheres preferirem mulheres normais em campanhas publicitárias, poucas estão satisfeitas com seu próprio corpo. 44% delas querem perder peso. O que elas fazem para isso? 31% se rendem aos regimes alimentares, 12% fazem ginástica, e 5% chegam a tomar remédios.

Uma outra pesquisa feita com 140 modelos, pelo psicólogo Marco Antonio de Tommaso, perguntava a elas quais notas dariam ao próprio rosto e ao corpo. Em média, deram 7,2 para o rosto e 6,3 para o corpo. Algumas modelos chegaram a se dar nota 2,5 ou 3!

Parece que a busca incansável pelo padrão de beleza atual continua. Mesmo com campanhas contra anorexia, bulimia, campanhas pela real beleza (da própria Unilever/Dove), e discussões diárias sobre o assunto nos meios de comunicação, as mulheres continuam se prendendo à um padrão estético que elas mesmas dizem ser irreal. Ou seria real? A sociedade cobra isso das mulheres?

O que seria um padrão do que é bonito em uma sociedade tão diversificada em termos físicos? Existe um PADRÃO para aproximadamente 6,8 bilhões de pessoas?

“Até que gosto do meu corpo, mas preciso afinar minhas coxas, são muito grossas. Meu peito teria que ser mais empinado. A cintura menor. Uma lipoaspiração no quadril, talvez” - H.N. 20 anos 1,74 m, 53 kg.

Um comentário:

Helena Sá disse...

MELLLLLLLLLLLLLLLL

Essa conta é da minha agenciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ogilvy!