segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Brasil, o país do futebol?

Mais uma semana começando, e como toda segunda, aqui estou eu.
Como prometi ontem, postarei algo diferente do que tem sido visto aqui, mas a respeito de um assunto que eu sou apaixonada: futebol.

Uma pesquisa CNT/Sensus que foi divulgada hoje, trás o ranking das maiores torcidas do Brasil. O que já era de se esperar, em primeiro lugar está o Flamengo, com 14,4% dos torcedores do Brasil. A segunda posição, também já esperada, ficou com o Corinthians, com 10,5% dos votos. O São Paulo aparece em terceiro lugar, com 8%, e o Palmeiras, em quarto, com 7,2%.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos entrevistados, 51,9% gostam de futebol, enquanto 32% não gostam e nem acompanham o esporte. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre os dias 8 e 11 de outubro, em 136 municípios, nas cinco regiões do País.

Meu post de hoje não vai trazer nenhuma polêmica, e nem uma reflexão mais séria sobre o assunto. O que quero deixar aqui são três perguntas:

Você gosta de futebol?

Que time você torce?

Por que o brasileiro gosta tanto desse esporte?

"Futebol é a essência da alma brasileira. Tem Capoeira, tem malandragem, tem meio tom, tem sabedoria, tem Chorinho, tem Samba, tem vela, tem tudo." Aldemir Martins, pintor.

10 comentários:

Anônimo disse...

reportagem muito legal!!

Gustavo Ferreira disse...

minhas respostas são todas óbvias:

gosto

glorioso são paulo futebol clube

é cultural

Laura Andrews disse...

Aeeee Mel, responderei suas perguntas!!!
Adoro...
São Paulo...
Porque futebol é a cara do Brasil! Saudável, divertido, competitivo, alegre e barulhento!!!...rs
Beijos querida

Anônimo disse...

Olá Nathália...
Acabei de mandar um depoimento, mas acho q deu tilt, vou repetir. Valeu ter visitado meu blog (Beijing Olimpica) e ter deixado um carinho lá. Qto a tua enquete, lá vai:
1. Razoável (já fui fanático)
2. Palmeiras
3. O brasileiro adora um 'papo de botequim' e o futebol oferece um enorme hall de assuntos polêmicos de todos os níveis. E tb por conta do baixo custo em pratica-lo.
Quer dizer q vc é irmã do Filipe de Rio Claro? Tomara q ele siga o caminho do Rodrigo e torne-se um olímpico. Estou escrevendo um livro e quem sabe ele não aparece por lá, vamos torcer!
Mantem contato comigo pelo email evertonrd2007@yahoo.com.br, vou adorar te-la como amiga.
Parabéns pelo blog de vcs, gosto do teu texto, ele flui bem..
;o)
Bjs do Tato, o Everton

Anônimo disse...

Oi Mel!

Bom, respondendo às 3 perguntas:
1. Sim, é o melhor dos esportes.
2. Essa é fácil, para o único time tricampeão do mundo e da Libertadores, o maior, São Paulo FC.
3. Porque é apaixonante. Por causa dos nossos times as vezes nos transformamos completamente. Entramos até numa alteração da consciência.

Ótimo post!!!

Renan Frizzo

Anônimo disse...

gosto? gosto!
qual time? corinthians!!
por que? nenhum brasileiro é indiferente ao futebol. tá no sangue.....rs

Anônimo disse...

Considerando o marketing grandioso envolvido,usando a midia diariamente e etcs, ainda assim 32% não acompanham e nem gostam de futebol . É preciso investir mais em marketing(eu nem sei como escreve essa palavra ,hehe) ?

Anônimo disse...

Eu odeio futebol,um esporte sem graça e muito violento (incitando violência também nas pessoas),pena que o brasileiro engole tudo que lhe é empurrado pela garganta abaixo.

Anônimo disse...

Um país que é conhecido como o país do futebol já mostra a qualidade da educação nele,RIDÍCULO!

Anônimo disse...

Que vergonha ter o futebol como referência para o nosso querido País!