sábado, 3 de novembro de 2007

Comemorar a violência ???


Nesta quinta, a Secretaria da Segurança de São Paulo divulgou as estatísticas criminais do terceiro trimestre do ano e comemorou a continuidade da queda dos números de registros de homicídios dolosos, foram 1.217 em todo o Estado. Em 2004, houve 2.196 homicídios dolosos em São Paulo.


O sociólogo Túlio Kahn é coordenador de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública. Ele acha que o trauma provocado pelos atentados do PCC no ano passado, o suposto incentivo a ações policiais violentas por parte do governo estadual do Rio e o filme "Tropa de Elite" são motivos pelos quais a violência policial do Estado tem índices estáveis enquanto os de homicídios dolosos caem.


A violência é tema constante das páginas de jornal e todos os veículos de comunicação. Da apologia ao medo, ela toma conta da nossa vida. Um trabalho de Psicologia que fiz semana passada trata exatamente esse assunto, como a mídia aborda assuntos violentos. Agora, me pergunto, e pergunto a vocês: a mídia é fiel ao fato violento? Assusta saber tudo ou não vende contar histórias não violentas, e assim ela aumenta e banaliza o fato? Será que o fanfarrão Capitão Nascimento ajudou a controlar a violência em São Paulo?

Nenhum comentário: